São Paulo, domingo, 8 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Como montar uma escola de datilografia?

Eliana Marques - São Paulo, SP
Para abrir uma escola de datilografia é fundamental que o empresário ou seus funcionários tenham conhecimento profundo do mercado e das técnicas de ensino do setor.
A escola de datilografia desempenhou papel fundamental na formação de datilógrafos.
Hoje, essa atividade está perdendo espaço para os digitadores, com o crescimento do uso de computadores nas empresas.
Assim, para iniciar essa atividade, é aconselhável fazer uma pesquisa de mercado.
Você pode fazer uma pesquisa simples, definindo o local em que a empresa deverá ser instalada e delimitando a sua área de influência.
Depois, elabore algumas questões relacionadas com a informação que você pretende obter. Faça as perguntas para alguns moradores da área de influência que delimitou.
Uma escola de datilografia não exige infra-estrutura complexa. Basta uma sala ampla (90 m2), localizada em área que tenha serviços básicos de água, luz e telefone.
Em termos de investimentos fixos, as instalações e os equipamentos vão depender do tipo e do número de clientes que você pretende atingir.
Geralmente, cada aula dura uma hora. Deve-se considerar um intervalo de dez minutos para a troca de alunos. A escola deverá funcionar, em média, oito horas por dia.
Assim, para treinar 20 alunos por dia, você vai precisar investir recursos para adquirir, pelo menos, três máquinas, três mesas e três cadeiras, além de mesas, arquivos e outros materiais para escritório.
Os custos fixos de uma escola de datilografia estão ligados ao aluguel da sala, honorários do contador, despesas com telefone, tarifas públicas, materiais de escritório, despesas com manutenção e limpeza e outros gastos administrativos.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

Texto Anterior: Rua de Curitiba muda o perfil dos serviços prestados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.