São Paulo, domingo, 8 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rocsta muda 'cara' e mantém bom motor

EDUARDO VIOTTI
DA REDAÇÃO

A Asia Motors redesenhou seu jipe Rocsta (avaliado por Veículos no ano passado) e o rebatizou como Rocsta 2. O modelo custa cerca de US$ 23,5 mil.
O novo design é mais moderno e eficiente (a versão 1 é semelhante ao velho Jeep Willys), mas perde um pouco da nostalgia que faz o charme do anterior.
O utilitário coreano também perdeu o excesso na decoração. Pelo menos os pneus não são mais "faixa branca".
Pena que eles não sejam pneus de jipe: têm desenho apropriado para uso exclusivo no asfalto.
Apesar da evolução do desenho, o carro mantém suas características mecânicas –excelentes.
O motor diesel de quatro cilindros, 2,2 litros e potência de 72 cv é o ponto alto. Elástico e econômico, permite desempenho satisfatório em baixas e altas rotações, com potência suficiente para o baixo peso do veículo.
O motor traz ainda comportamento de carro a gasolina, sem vibrações excessivas e sem lentidão ao acelerar e retomar velocidade.
O ponto mais crítico do modelo é a suspensão de concepção primitiva, embora ainda muito usada em jipes por sua robustez.
Elas são tão rígidas que o conforto dentro do jipe fica comprometido. O carro pula muito duro.
Fora da estrada, o jipe Rocsta 2 mostra valor, apesar dos pneus de passeio. Com tração nas quatro rodas, é muito valente em atoleiros.
O problema é que é preciso descer para engatar a tração 4x4, por causa da roda livre manual. Isso pode ser chato na lama ou chuva.
O câmbio é também muito bom, rápido para um utilitário a diesel e com engates firmes, no local certo.
Os freios também são eficientes, com discos na dianteira e tambores na traseira. Eles mantêm boa capacidade de frenagem quando molhados, o que é uma característica favorável para jipes.
A capota não é lá essas coisas. Apesar do desenho competente, sugere fragilidade no manuseio para ser retirada ou colocada.

Texto Anterior: CENAS
Próximo Texto: KLX 650 é forte para enfrentar as trilhas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.