São Paulo, terça-feira, 10 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foto oficial dispensa casaca

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Sem casaca, sem gravata borboleta branca e sem sorrir. Foi assim que o presidente Fernando Henrique Cardoso, 63, decidiu posar para a foto oficial.
Em vez do traje oficial, FHC decidiu usar terno azul-marinho com gravata vermelha e faixa presidencial no peito.
Ontem pela manhã, durante uma hora e 20 minutos, FHC ficou em pé na biblioteca do Palácio da Alvorada. Estava diante de um fundo azul-claro padrão e foi fotografado por Getúlio Gurgel, 40, fotógrafo oficial de Itamar Franco, mantido no cargo por FHC.
A foto oficial terá 30 cm por 40 cm e, depois de impressa, será distribuída por todos os órgãos da administração pública. FHC aparecerá quase de frente, voltado um pouco para a direita. Nessa foto só aparecerá parte da faixa presidencial, pois o corte feito lembra uma foto 3 por 4 para documentos.
FHC não usou maquiagem e não permitiu que a foto fosse retocada. O ex-presidente Fernando Collor exigiu que, através de uma correção a laser, fossem retirados dois reflexos que apareciam na sua testa e uma pequena papada.
Gurgel gastou 60 cromos na sessão fotográfica. Foram usadas duas máquinas Hasselblad, alemãs, com lentes 50 mm e 150 mm. Em dois filmes, FHC posa de corpo inteiro, em outros dois em plano americano (meio corpo).

Texto Anterior: Itamar revê decisão de ir para Portugal
Próximo Texto: Motta afasta diretor de fiscalização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.