São Paulo, terça-feira, 10 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancários farão lista paralela

DA REPORTAGEM LOCAL

O Sindicato dos Bancários pretende montar uma lista própria dos "fantasmas" do Banespa contratados pela Baneser (Banespa S/A Serviços Técnicos e Administrativos).
Essa lista deverá ser montada a partir de informações de funcionários das agências do banco (normalmente os caixas) que pagam os "fantasmas".
A decisão de montar a lista paralela foi tomada pelo sindicato depois que o interventor Altino da Cunha, presidente do conselho diretor nomeado pelo BC, se recusou a divulgar a lista com os 1.390 nomes de "fantasmas" ligados ao gabinete da presidência do Banespa. Somente pessoas de confiança da direção do banco tinham acesso a essa lista, conhecida por "Folha Zero".
Paulo Salvador, diretor de imprensa do sindicato, informou que pediu a divulgação a Cunha, pois isso "daria credibilidade ao trabalho dos interventores."
Salvador disse que o sindicato montou uma espécie de "disque fantasma" para receber as informações que serão passadas pelos funcionários do Banespa. Ele informou que ainda não é possível saber quando a lista ficará pronta. O pagamento dos funcionários é feito no dia 20 de cada mês.
O Baneser foi criado em 1973 para contratar funcionários para o Banespa. A partir de 1987, no governo Quércia, a subsidiária do banco passou a fornecer funcionários para toda a administração direta e indireta do Estado.
Empréstimo não sai
O interventor Altino da Cunha não recebeu ontem os representantes do Conselho de Entidades dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo, que querem a abertura de uma linha de crédito do banco para pagamento dos vencimentos do funcionalismo estadual.
Segundo a assessoria de imprensa do banco, Cunha não pôde receber os representantes do funcionalismo público paulista por estar com a agenda ocupada. Mas a posição do interventor é de que a legislação proíbe o banco de conceder empréstimos ao seu acionista controlador, que é o governo paulista.

Texto Anterior: BC assume Produban na segunda-feira
Próximo Texto: Legislação complementar ficará pronta até julho, diz Stephanes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.