São Paulo, terça-feira, 10 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documento revela evasão

DA REDAÇÃO

O Banco Central levantou a suspeita de que empresas multinacionais cometem o crime de "evasão fiscal", enviando dinheiro ilegalmente para fora do país.
Os indícios foram consolidados em um documento reservado do BC ao qual a Folha teve acesso. No documento o BC anota que essas empresas "lesam o fisco e o câmbio ao remeterem de forma disfarçada os lucros e dividendos aos investidores estrangeiros".
Segundo o documento, 30 empresas declararam ao governo que durante cinco anos o capital estrangeiro que manipularam no Brasil teve "taxa de retorno zero". Isso quer dizer que o dinheiro não não deu lucro.
O relatório do BC constata que multinacionais norte-americanas forneceram dados diferentes ao governo brasileiro e à administração pública dos EUA.
Nos EUA, disseram que os investimentos no Brasil tiveram ganho médio de 12,68% ao ano. No Brasil a taxa média de ganho registrada no BC foi de 5,34%.
Na listagem do BC, cinco das empresas conseguiram taxa de retorno anual entre 0,01% e 2%; 13 ficaram na faixa de 2,01% a 5%,: oito estão na faixa de 5,01% a 8%; taxas de retorno acima de 8% foram declaradas por 77 empresas.

Texto Anterior: Empresas alegam prejuízo para não remeter divisas
Próximo Texto: Montadoras evitam comentários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.