São Paulo, terça-feira, 10 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mantenha a calma em acidentes no trânsito

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Manter a calma em caso de acidente no trânsito é o primeiro passo para que se possa socorrer bem uma vítima.
A omissão de socorro é crime, contudo, o aglomerado de pessoas no local do acidente só atrapalha a equipe de resgate. Mantenha distância dos acidentados caso você não possa ajudar.
No caso de envolvimento no acidente ou se alguém pedir sua ajuda, a primeira providência é sinalizar o local com triângulo, luzes ou galhos de árvores.
Segundo o tenente Ben-Hur de Araújo Junqueira Neto, chefe de operação do centro de comunicação do Corpo de Bombeiros, o ideal é comunicar o acidente à Polícia Rodoviária e solicitar uma ambulância.
O contato com a vítima deve ser apenas verbal, esclarece Junqueira.
Ele acrescenta que não se deve remover o acidentado, caso ele esteja preso às ferragens. Não é recomendado retirar objetos penetrantes do corpo da vítima.
Além disso, não dê líquidos para a vítima, sob pena de causar um quadro de pneumonia grave.
Certifique-se de que não há vazamento de gasolina. Não se aproxime do carro com cigarro aceso e desligue o cabo da bateria para evitar maiores problemas.
Em incêndios, tente apagar as chamas com extintor de pó químico seco (o original que acompanha todos os carros) ou abafá-las com tecido não inflamável.
O carro deve permanecer no local do acidente para que a polícia faça o boletim de ocorrência. O veículo só deve ser retirado se for necessário para socorrer as vítimas. Anote a placa de todos os carros envolvidos.
Se no acidente não houver acidentados, o carro deve ser retirado para não causar congestionamentos. Se houver acordo entre os envolvidos não é obrigatória a ocorrência policial.

Texto Anterior: Blaupunkt equipa veículos Peugeot; Empresa traz auto-rádio chinês para o Brasil; O NÚMERO; Mês tem opções na área de transporte; MWM investe em linha de produção
Próximo Texto: Evite a remoção de vítimas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.