São Paulo, terça-feira, 10 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Evite a remoção de vítimas

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O manual de primeiros socorros da Ford recomenda que se evite a remoção de acidentados. A vítima deve ser removida apenas se estiver em local arriscado.
A remoção só deve ocorrer quando houver perigo como, por exemplo, fogo, afogamento, queda em precipício, atropelamento, inalação de gases venenosos e quando a espera por socorro não for possível.
O manual esclarece que a remoção da vítima em estado grave não é tarefa fácil, principalmente quando não houver ajuda especializada.
A vítima só deve ser removida depois de cuidados como: hemorragias estancadas; massagem cardíaca e respiração artificial efetuada; casos de fraturas no pescoço, na coluna e em outras partes devem ser imobilizados.
A maca é o equipamento mais seguro e confiável para o transporte de uma vítima. Em caso de não haver maca, o indicado é carregar a vítima com o auxílio de mais duas pessoas, apoiando a cabeça, a bacia e as pernas na posição horizontal.
No caso de hemorragia externa, o manual diz que o sangue deve ser controlado imediatamente com uma compressa, sem aplicação de pressão.
Um estojo de primeiros socorros no carro é muito útil nesses casos.

Texto Anterior: Mantenha a calma em acidentes no trânsito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.