São Paulo, quarta-feira, 11 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pai e filho morrem em desabamento em SC

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS,

Santos, Curitiba e Campo Grande
Uma enxurrada que começou anteontem à noite em Blumenau (SC) provocou duas mortes, o desabamento de 20 casas e deixou 450 desabrigados, segundo a Comissão de Defesa Civil da cidade.
O rio Itajaí-Açu, que corta a cidade, subiu mais de 8 m, causando alagamentos em três ruas.
Eles assistiam televisão quando sua casa, que ficava num morro, desabou em cima de outra, por causa de um deslizamento de terra.
Curitiba
As chuvas ameaçam deixar 900 mil moradores de Curitiba e de municípios vizinhos sem água.
A principal estação de tratamento de Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) corria o risco de ser inundada.
A exemplo da avenida das Torres, a BR-277, que liga Curitiba ao litoral, teve um trecho atingido pelas águas e a Polícia Rodoviária Federal pode interditá-la hoje.
O número de desabrigados em Curitiba, Pinhais e São José dos Pinhais subiu de 2.600 para 5.000, segundo a coordenadoria estadual de Defesa Civil.
As prefeituras, entretanto, dizem que os desabrigados chegam a 14.120. Desses, 10 mil estão em Pinhais, segundo o secretário municipal de Obras, Joselito Teixeira.
As prefeituras de Pinhais e São José dos Pinhais decretaram ontem estado de calamidade pública.
Eldorado
Voltou a chover anteontem à noite em Eldorado (235 km a sudoeste de São Paulo), no Vale do Ribeira. O número de desabrigados subiu de 1.300 para 1.600.
Anteontem, um homem morreu afogado. O prefeito Donizete Antônio de Oliveira, 34, disse que o transbordamento do rio Iguape teria afetado "mais de 50% da produção de banana", principal fonte de renda do município.
Oliveira disse que cerca de 400 pessoas estão ilhadas em bairros da zona rural do município.
Piauí
Dois rapazes morreram anteontem atingidos por um raio em Cristino Castro (628 km de ao norte de Teresina-PI). Outros dois ficaram feridos.
Durante a chuva que atingiu o município das 12h às 14h, os quatro rapazes caminhavam pela rodovia BR-135. Eles procuravam abrigo em uma construção.
Um raio atingiu Paulo Soares de Oliveira, 38, e Francisco Bispo, 28, que morreram na hora. "Seus corpos ficaram queimados", disse o enfermeiro Edilberto Leal.
O estudante Ronnie Von Ferreira da Silva, 17, e o agricultor Raimundo Evaristo, 38, não foram atingidos diretamente. Eles, que perderam por alguns momentos o movimento das pernas, foram socorridos e passam bem.
Cuiabá
Os prefeitos de Cuiabá (MT) e Porto Murtinho (MS) decretaram ontem situação de emergência devido às cheias dos rios Cuiabá e Paraguai. Chove desde dezembro nos dois Estados.

Texto Anterior: Cai número de casos de cólera em Pernambuco
Próximo Texto: Maluf assina empréstimo no BID para obras contra enchente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.