São Paulo, quarta-feira, 11 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coordenador teme erro em local de exame

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma das grandes preocupações do coordenador do vestibular da Unicamp, Jocimar Archangelo, 56, é com a atenção dos candidatos em relação ao local da prova de domingo.
"Alguns erram o local de exame por não prestar atenção às recomendações que fazemos", diz Archangelo.
Em um ano anterior, uma dupla de irmãos chegou ao prédio da Puccamp (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) e só verificaram em cima da hora que não era lá que resolveriam a prova.
"Não deu tempo de chegar ao local de exame e os dois perderam o exame", afirma o coordenador.
Prova da Fuvest
O coordenador do exame da Unicamp procurou não comentar a opinião do professor Ciro Ramos, do Objetivo, que achou que a prova de história da Fuvest está mais parecida com o exame da Unicamp.
"É uma irresponsabilidade comentar esse tema, porque não vi a prova de história da Fuvest e teria que consultar a banca de história da Unicamp para emitir alguma opinião", diz.
Archangelo, porém, afirma que o vestibular da Unicamp sempre cobrou mais análise de dados do que o factual das disciplinas, não só na prova de história, mas em todas as carreiras.
"Nossa proposta era de que os estudantes fossem além dos fatos", afirma. Ele cita um dos temas de redação, a carta (pedido na primeira fase), que pede para que o estudante concorde ou não com um determinado tema e argumente a respeito.
Segundo o coordenador, é uma tendência que já está sendo posta em prática há anos pelos grandes vestibulares.
Mais de 40 mil
Inscreveram-se no vestibular Unicamp 95 um total de 40.738 candidatos. Embora as inscrições para o exame tenham crescido nas capitais em que realiza provas –em Brasília e Belo Horizonte aumentaram 22% e em Curitiba 17%–, no total houve uma queda de 7,4% em relação ao vestibular de 94, quando havia 44.024 vestibulandos inscritos.
Desde que foi desmembrado do vestibular da Fuvest, em 1987, o exame para a Unicamp faz anualmente pesquisas para definir o perfil dos candidatos.
Foram entrevistados até hoje 263.299 candidatos, indicando, como principal característica, que grande parte dos estudantes de escolas públicas se excluem do vestibular e que o perfil dos matriculados é semelhante ao dos inscritos.

Texto Anterior: Vestibular da Unicamp começa domingo
Próximo Texto: UnB preenche 30% das vagas sem vestibular
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.