São Paulo, quarta-feira, 11 de janeiro de 1995
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Empresário quer fazer Rock In Rio em 96

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

Há exatamente dez anos, o Rock In Rio pôs o Brasil no mapa dos mega-eventos musicais e abriu espaço para o boom do rock nacional. Em 1991, o festival se repetiu.
Hoje, o autor da idéia, o empresário Roberto Medina, quer realizar a terceira edição do festival em janeiro do próximo ano.
Ele pretende reutilizar a cidade do rock –como ficou conhecido o espaço em Jacarepaguá (zona oeste) onde se realizou o primeiro festival e hoje está abandonado.
O Rock In Rio 96 faz parte de um projeto ainda maior: o Rio Festival. A idéia é que a cidade abrigue 12 grandes eventos e 60 de médio porte no próximo ano. Serão gerados 50 mil empregos. O projeto será gerenciado pela iniciativa privada.
"É um projeto para recuperação do Rio através do turismo", diz. Medina avalia que o projeto pode duplicar os U$ 650 milhões gerados pelo turismo anualmente na cidade. O empresário vai concluir, em dois meses, o estudo de viabilidade do empreendimento.
Ao contrário da primeira edição, dessa vez as autoridades não estão torpedeando o projeto. A Folha apurou que o governador Marcello Alencar viu o projeto, aprovou e promete apoio.
O empreendimento é grandioso, mas Medina lembra que enfrentou o descrédito quando se dispôs a realizar o primeiro festival.
O slogan anunciava "os 10 dias que vão sacudir o mundo". Pode não ter sido bem assim, mas provocou barulho suficiente na mídia. Medina está escrevendo um livro com histórias do festival.
A cidade do rock foi construída em cinco meses em um terreno baldio. Com uma infra-estrutura e tecnologia inéditas em eventos realizados no país.
O festival reuniu entre os dias 11 e 20 de janeiro de 1985, 1.380 milhão de pessoas no gramado de 85 mil metros quadrados (doze campos de futebol). No palco, 30 artistas nacionais e internacionais se revezaram. Entre as estrelas estrangeiras, tocaram o Queen, AC/DC, Iron Maiden, George Benson, James Taylor, Yes.
E o rock brasileiro teve a oportunidade para deslanchar. Grupos como Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Blitz enfrentaram pela primeira vez uma platéia tão grande. E várias bandas de rock surgiram na esteira.

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