São Paulo, quarta-feira, 11 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deneuve e Unesco lançam campanha para salvar filmes

DA REDAÇÃO

A atriz francesa Catherine Deneuve e a Unesco lançaram uma campanha para ajudar a salvar a herança cinematográfica mundial.
Na segunda-feira, Deneuve e Federico Mayor, diretor da Unesco, abriram um festival de filmes restaurados na sede da Unesco em Paris. O festival faz parte das comemorações dos cem anos de cinema na França.
Os filmes, a maioria da virada do século, foram "salvos" por um processo de rastauração.
Foram incluídas cenas curtas feitas pelos irmãos Lumière, como a de passageiros saindo de um trem em Nova York.
Louis e Auguste Lumière inventaram a primeira câmera de cinema em Lyon (França), em 1895.
Entre os presentes na sessão de gala de segunda estavam o ministro da cultura da França, Jacques Toubon, os atores Michel Piccoli e Claudia Cardinale e o diretor grego Constantin Costa-Gavras.
A Unesco estima que três quartos dos filmes feitos antes de 1950 já desapareceram. Eles eram feitos de materiais inflamáveis, com uma vida útil de 50 anos. Mais da metade dos filmes realizados em celulóide, depois dos anos 50, podem ser perdidos.
A organização diz que 10 % dos 2,2 bilhões de metros de filme conservados pelo mundo precisam de restauração urgente. O processo de restauração pode custar cerca de US$ 1,7 bilhão.

Texto Anterior: 'Brasil com Z' discute imagem do país
Próximo Texto: Lasch ataca elites com sensacionalismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.