São Paulo, quarta-feira, 11 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Qualidade da ciência; Tyson em São Paulo; Esqueçam o que escrevi; Craques no ministério; Contribuição de cada um; História real; Bem comparando; Compulsório; Sine qua non; Bons serviços

Qualidade da ciência
"Temos a maior admiração pelo caderno Mais! da Folha. É pelo teor dessa nossa admiração que vimos deixar nosso protesto pelo título dado a um inventário incompleto sobre o desenvolvimento da ciência brasileira no decorrer de 1994. A discrepância entre o relatório e a manchete é altamente preocupante. Até porque tem sido um procedimento extremamente deturpado, utilizado por outros órgãos da imprensa brasileira, projetando imagens negativas sobre a essência de reportagens sérias. Sobretudo porque, em um país onde muitos lêem os títulos e não percorrem os dizeres do contexto, permanece a imagem negativa da manchete. É evidente a maldade e a falta de ética de tal procedimento. Em um país das dimensões do Brasil, com universidades e instituições científicas relativamente muito jovens, motivadas a realizar investigações de campo e laboratório, nas mais diferentes ciências, é desincentivante o título da reportagem do jovem e competente jornalista Ricardo Bonalume Neto: 'Falta qualidade para a ciência feita no Brasil' (edição de 1/01). O critério de sondagem sobre a participação de trabalhos de brasileiros em algumas poucas e respeitáveis revistas de divulgação científica do exterior não pode ser tido como único e decisivo. E não será jamais apenas pela análise estatística (para não dizer 'econométrica') da produção científica que se fará o balanço da colaboração brasileira perante o acervo global e regional das pesquisas. Não somos um pequeno país, dotado de apenas uma ou outra revista especializada, ou de um número restrito de instituições de pesquisas. Fazem-se pesquisas sérias e sofridas em um grande número de universidades brasileiras de norte a sul. E, com as limitações incríveis, impostas pela míngua dos recursos e pelo próprio reduzido volume da massa crítica. A divulgação do relato da Isis, feita de modo enxuto, teve um grande mérito: deslancha um debate que interessa a todos os homens de ciências e espaços culturais que cuidam das pesquisas científicas no país. Obrigará aqueles especialistas das mais diferentes áreas a realizar inventários e uma correta avaliação da produção científica brasileira. A ciência brasileira não poderá ser avaliada apenas pelo número de trabalhos publicados."
Aziz Nacib Ab'Saber, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência –SBPC (São Paulo, SP)

Tyson em São Paulo
"Segundo notícia veiculada no dia 9/01, o prefeito Paulo Maluf afirmou que pretende fazer em São Paulo a primeira luta de Mike Tyson, assim que o pugilista sair da cadeia, porque 'esse tipo de evento espalha a boa imagem de São Paulo para o resto do mundo'. Considero o convite para trazer um condenado por estupro para lutar em nossa cidade uma afronta à mulher paulistana e brasileira. Apresentarei uma moção de repúdio na Câmara Municipal para que a mesma se manifeste contra a vinda do pugilista."
Odilon Guedes, vereador pelo PT (São Paulo, SP)

Esqueçam o que escrevi
"O que pensar das afirmações do sociólogo e atual ministro da Cultura, Francisco Weffort, sobre o futuro do socialismo? 'Os socialistas devem aprender a conviver com as formas mais avançadas do capitalismo (...) Mas não é preciso que se identifiquem, em seus valores ou seus movimentos, com a 'alma' do capitalismo. Os socialistas deveriam se casar com a democracia por amor, mas sua união com o mercado pode se reduzir a um 'casamento de conveniência'.' Será que ele está de acordo com as palavras de FHC, 'esqueçam o que escrevi'?."
Orlando Lovecchio Filho (Santos, SP)

Craques no ministério
"Poucos dias atrás Luis Nassif referiu em sua coluna que o dr. Jatene não obrigatoriamente teria a mesma competência como ministro da Saúde quanto é como cirurgião de ponte de safena, da mesma forma que Pelé poderia não ser tão bom ministro dos Esportes como o foi jogando futebol. De fato, o que se espera tanto do dr. Jatene como de Pelé é muito mais do que competência administrativa, honestidade ou decoro no cargo. O principal é que consigam implantar políticas revolucionárias em seus ministérios que levem a boa saúde e o esporte democraticamente a todas as camadas da população."
Luiz Vicente Reis (São Paulo, SP)

Contribuição de cada um
"Sobre a charge de Angeli 'O Brasil é feito por nós' (09/01), reproduzida acima: parabéns a esse cartunista que mais uma vez soube expressar o pensamento do povo brasileiro de uma forma tão bem-humorada e tão verdadeira."
José Roberto Pires (São Bernardo do Campo, SP)

História real
"Até quando veremos nas páginas policiais barbaridades cometidas por mães que não sabem dizer não a seus filhos. Colocar uma criança de 11 anos de idade no volante de um automóvel é o mesmo que dar de presente um revólver calibre 38 carregado."
Eliana Aparecida Dias (São Paulo, SP)

Bem comparando
"Em janeiro de 1994, os 4% de IPVA de meu veículo correspondiam a 12% de meu salário de professor. Em dezembro de 1994 os mesmos 4% de IPVA do mesmo veículo correspondem a 30% do mesmo salário..."
João Bosco Ribeiro Siqueira (Campinas, SP)

Compulsório
"Se todas as pessoas que têm empréstimo compulsório de automóveis para receber fizessem uma corrente, quem sabe esse movimento pudesse sensibilizar o ministro da Fazenda."
Alessandra Dias Albuquerque (São Paulo, SP)

Sine qua non
"O governador Cristovam Buarque, do DF, rendeu-se à pressão dos radicais e corporações ao escolher nomes sem maior expressão política para o secretariado, mas detentores de uma condição essencial: filiação ao PT."
Garcez Almeida (Brasília, DF)

Bons serviços
"No último mês de outubro, tive um grande problema com uma operadora de turismo. Recorri então a meu arquivo e contatando a Embratur, conforme recomendava artigo dessa Folha, fui muito bem atendida. Que esse jornal tome conhecimento dos bons serviços que tem prestado a nós leitores."
Elizabeth Montanhan (Sorocaba, SP)

Texto Anterior: Estabilidade e temperatura cívica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.