São Paulo, quinta-feira, 12 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Feldmann apóia presidente da Cetesb

VICTOR AGOSTINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário estadual do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, convocou uma entrevista coletiva ontem para explicar o envolvimento do presidente da Cetesb, Antonio Carlos de Macedo, numa ação popular em que ele aparece como réu por ter permitido desmatamento irregular em Campos do Jordão.
Feldmann reiterou seu apoio a Macedo e afirmou que a Secretaria do Meio Ambiente vai apurar o que aconteceu.
Em 86, quando dirigia o DPRN (Departamento de Proteção de Recursos Naturais) da Secretaria da Agricultura, Macedo autorizou o desmatamento de 200 mil metros quadrados de araucária (árvore em extinção) em Campos do Jordão (a 175 km de São Paulo).
Foi feito no local um condomínio com 200 apartamentos sem o parecer sobre impacto ambiental do Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiental). A autorização do Consema é obrigatória.
Macedo afirmou na entrevista que desconhecia a ação, que ela foi movida contra o diretor do DPRN e que, por isso, ignorou a citação da Justiça.
Feldmann também disse que, quando indicou Macedo para a presidência da Cetesb, não tinha conhecimento da ação.
O coordenador da Subcomissão de Meio Ambiente da OAB, Antonio Fernando Pinheiro Pedro, que também advoga na ação contra Macedo, afirmou ontem que foi o próprio Feldmann quem o indicou para assumir o processo contra o atual presidente da Cetesb. Na ocasião Pinheiro Pedro estava substituindo Feldmann na OAB.
"Eu indiquei, mas não sabia que a ação era essa e que se tratava do Macedo. Na ação, aparece o cargo, não o nome. O pior de tudo é que o caso se arrasta desde 86", disse o secretário.
Questionado sobre qual foi seu posicionamento sobre o problema do desmatamento quando dirigia o DPRN, Macedo disse que não se lembrava. "Faz muito tempo. Preciso ver nos autos do processo."
Macedo, 42, é engenheiro agrônomo e foi assessor para Assuntos Especiais do presidente Fernando Henrique Cardoso quando ele era ministro da Fazenda. Segundo Feldmann, a indicação de Macedo para a Cetesb está em sintonia com o presidente da República.
Feldmann concluiu a entrevista prometendo apurar o que aconteceu em Campos do Jordão e salientou que Macedo, na Cetesb, não vai cuidar da area de desmatamento.

Texto Anterior: PMDB critica ações do governo
Próximo Texto: Peemedebistas pedem verbas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.