São Paulo, quinta-feira, 12 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salvador espera 150 mil hoje na lavagem da igreja do Bonfim

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Acontece hoje em Salvador a lavagem do Bonfim –a maior festa popular da Bahia depois do Carnaval. Os organizadores da festa e a Polícia Militar prevêem que devam comparecer cerca de 150 mil pessoas para presenciar a lavagem da escadaria da igreja do Nosso Senhor do Bonfim.
Para marcar o aniversário de 250 anos da chegada da imagem de Nosso Senhor do Bonfim à Bahia e de 200 anos da construção da igreja, a prefeitura investiu cerca de R$ 1,2 milhão em obras de revitalização da área.
Para a festa de hoje, o cantor e compositor baiano Caetano Veloso será o convidado especial da prefeita Lídice da Mata (PSDB) para inaugurar as obras.
Foram construídos estacionamentos para ônibus, carros de passeio e táxis, parque infantil, bares, restaurantes e sanitários públicos.
Os arcos da ladeira do Bonfim, que durante muitos anos serviram de moradia para diversas famílias, foram desocupados e totalmente recuperados.
O secretário da Segurança Pública, Francisco Neto, autorizou a criação de duas delegacias especiais durante a festa do Bonfim.
Francisco Neto disse que durante todo o trajeto da procissão, os policiais vão usar detectores de metal para facilitar a apreensão de armas.
A parte religiosa da festa, que começou no último sábado com missas e novenas, termina hoje com uma procissão que vai da igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até o Bonfim, num percurso de cerca de 8 km.
Depois da procissão, dezenas de baianas vestidas a caráter lavam as escadarias da igreja do Bonfim com água de cheiro. Trios elétricos e bandas comandam a animação da multidão que acompanha a festa.

Texto Anterior: Grupo picha igreja mineira do século 18
Próximo Texto: É encontrado no mar corpo de argentino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.