São Paulo, quinta-feira, 12 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comida chinesa salta das telas para festival

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

Veja o filme e experimente a comida. Essa é, em resumo, a proposta do festival gastronômico que o restaurante Le Caesar, no hotel Caesar Park, oferece a partir de amanhã exclusivamente no jantar.
O filme é "Comer, Beber, Viver", de Ang Lee, o mesmo diretor do divertido "O Banquete de Casamento" (1993), visto por 300 mil espectadores no Brasil.
Conta a história do maior cozinheiro de Taipé (Taiwan), o viúvo Chu, que uma vez por semana produz banquetes maravilhosos para suas três filhas, na comovente tentativa de se comunicar com elas.
Como "A Festa de Babete" (1988), de Gabriel Axel, "Comer, Beber, Viver" é um daqueles filmes que estimulam o apetite.
Os diretores do Espaço Banco Nacional de Cinema (r. Augusta, 1.475), onde o filme estréia hoje, só precisaram atravessar a rua para oferecer a idéia ao Caesar Park (r. Augusta, 1.508), que topou na hora fazer um festival com os pratos exibidos por duas horas na tela.
Dois cozinheiros convidados vão dividir o comando da cozinha do Le Caesar com o titular do posto, o chefe Antonino Malaquias.
Song Anzhong, chefe de cozinha do consulado geral da China em São Paulo, e Fung Chi-Chiu, consultor de culinária chinesa, são os responsáveis pela elaboração dos 14 pratos (3 entradas, 8 pratos principais e 3 sobremesas).
A pedido da Folha, o chefe Fung Chi-Chiu deu a receita de quatro pratos (veja abaixo).
Aos 74 anos, Fung se diz responsável pela formação de mais de 500 cozinheiros.
Nascido em Xangai, foi para Taiwan após a 2ª Guerra, onde aprendeu a cozinhar. Depois se mudou seguidamente para Hong Kong, Nova York e Boston, até chegar a São Paulo, há 31 anos.
"Graças ao mestre que me ensinou a cozinhar, posso viajar para qualquer lugar do mundo", diz.
Fung assistiu "Comer, Beber, Viver" e se emocionou com a história do viúvo Chu.
Ele diz que a comida preparada pelo mestre-cuca das telas reflete uma mistura de diferentes tradições culinárias chinesas, sem se fixar em nenhuma delas.
O cardápio do festival no Le Caesar reflete essa diversidade, com pratos de diferentes origens, como Xangai, Cantão e Xian. "A base da comida chinesa é parecida, o que muda de um lugar para outro é o tempero", diz Fung.
O cozinheiro tem três filhos que vivem na China e só se comunica com eles através de cartas. "Se eu fosse à China, faria um banquete para eles, como no filme", diz mestre Fung.(Mauricio Stycer)

COMER, BEBER, VIVER - Festival gastronômico, com pratos a la carte, no restaurante Le Caesar (r. Augusta, 1.508, térreo, tel. 253-6622, ramal 2580), diariamente, de 19h à 0h, dispõe de estacionamento com manobrista
LEIA MAIS Sobre comida chinesa na pág. Especial 2

Texto Anterior: Curitiba decreta calamidade e 7 cidades de SC estão em emergência
Próximo Texto: Prefeitura pode proibir cigarro em restaurantes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.