São Paulo, quinta-feira, 12 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reino Unido encontra resposta a Tarantino

ROGÉRIO SIMÕES
DE LONDRES

O Reino Unido já tem o seu grande trunfo cinematográfico do ano. Estreou no último fim-de-semana em Londres o filme "Shallow Grave", que promete repetir o sucesso alcançado no ano passado por "Quatro Casamentos e Um Funeral".
"Shallow Grave" foi um dos destaques do London Film Festival, em novembro, e seu diretor, o estreante Danny Boyle, foi apresentado por parte da crítica do país como "a resposta britânica a Quentin Tarantino".
Classificado pela revista "Empire" como "o primeiro filme imperdível do ano", a obra é um suspense cativante, com boas doses de humor e um desfecho excelente.

Suspense psicológico
"Shallow Grave" conta a história de três jovens amigos, Juliet, David e Alex, que procuram uma quarta pessoa para dividir o apartamento em que vivem.
Depois de escolhido, o novo morador é encontrado por eles morto em seu quarto, ao lado de uma mala repleta de dinheiro. Os três ficam indecisos, mas não demoram muito para descartar a hipótese de ligar para a polícia.
O filme poderia então caminhar para uma perseguição acelerada motivada pelo dinheiro ou uma trama policial envolvendo a morte do misterioso novo morador.
Mas o roteiro de John Hodge coloca a obra no melhor ambiente que ela poderia receber: o interior do apartamento. A sequência da história explora o novo estado psicológico dos três jovens e o futuro da sua amizade.
Danny Boyle evita se apresentar como o principal responsável pelo filme e diz que este é o resultado de um trabalho conjunto com o roteirista Hodge e o produtor Andrew McDonald.
Para a crítica do Reino Unido, "Shallow Grave" já é o melhor suspense de todos os tempos feito no país. Aumenta ainda mais o orgulho dos britânicos o fato de o filme não recorrer ao estilo de Hollywood.
Enquanto os produtores de Los Angeles enchem as telas de tiros e explosões, o filme de Boyle traz excelentes cenas de violência sem mostrar nenhuma arma de fogo, o que faz com que o público sinta de perto a dor dos personagens.
"Shallow Grave" é muito mais do que um bom filme. Com atores desconhecidos do grande público, mas idéias brilhantes, o trio Boyle-McDonald-Hodge oferece uma nova alternativa ao cinema britânico, que já pode sonhar em ser sucesso constante de bilheteria.

"Quatro Casamentos"
O grande sucesso do cinema britânico do ano passado, "Quatro Casamentos e um Funeral", tem boas chances no Oscar. Pode concorrer nas categorias melhor filme e ator (Hugh Grant).
As indicações para o Oscar serão divulgadas no dia 14 de fevereiro. A cerimônia de entrega dos prêmios será no dia 27 de março em Los Angeles (EUA).

Texto Anterior: 'Mulherzinhas' evita melodrama ao retratar o universo feminino
Próximo Texto: Caminho de Deus pede tenacidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.