São Paulo, quinta-feira, 12 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Londres exclui Japão de festa da 2ª Guerra

ROGÉRIO SIMÕES
DE LONDRES

O governo britânico não incluiu o Japão entre seus convidados para as comemorações pelos 50 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, em agosto deste ano.
Para comemorar o fim da guerra na Europa, em maio, o Reino Unido convidou mais de 50 chefes de Estado, mas o Japão será representado apenas por seu embaixador no país.
O programa das festividades foi apresentado ontem pelo primeiro-ministro John Major. Ele negou que seu governo tenha desprezado a participação do Japão.
Major disse que a programação foi mostrada ao governo japonês, que, segundo ele, teria se mostrado perfeitamente satisfeito.
A exclusão do Japão resultou de pressões de uma associação de veteranos que foram prisioneiros em campos de concentração no Oriente. "Não posso esquecer nem perdoar", disse Harold Payne, presidente da associação.
Alemanha e Itália foram incluídas nas comemorações de maio. Deverão ser representadas por seus chefes de Estado.

Texto Anterior: Testemunhos comprometem O.J.
Próximo Texto: Líder da Tchetchênia pede paz com Rússia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.