São Paulo, quinta-feira, 12 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Whistler Resort "esquenta" no inverno

ANA LUCIA BUSCH
DA ENVIADA ESPECIAL AO CANADÁ

A antiga London Mountain não tem mais o ar selvagem que atraiu exploradores no início do século, nem o suposto atrativo que transformou a região em cenário de uma frustrada corrida do ouro.
A montanha de rocha vulcânica coberta de neve, conhecida hoje como Whistler, se tornou o ponto alto de uma estação de esqui totalmente planejada.
Ao lado da montanha Blackcomb, Whistler concorre como uma das maiores e mais bem-equipadas áreas de esqui da América do Norte. As primeiras pistas da região, em meio às Montanhas Rochosas canadeneses, começaram a funcionar em 1966.
Na base das duas montanhas foi construída a vila de Whistler Resort, a 120 km de Vancouver. Na cidade, modificada várias vezes desde que foi planejada na década de 60, espalham-se mais de 70 restaurantes e bares, cerca de 140 lojas e 65 hotéis e condomínios.
No inverno, cerca de 1,4 milhão de turistas costumam se juntar aos 5.000 habitantes do local.
Quem gosta de enfrentar o frio para valer, pode ter uma visão panorâmica de toda a área durante o almoço no restaurante Pika's, na montanha Whistler, ou Glacier Creek, na Blackcomb.
Para esta temporada, a novidade nas montanhas da região foi a inauguração da gôndola panorâmica Excalibur, que leva esquiadores e turistas, em grupos de até oito pessoas, ao topo das montanhas.
Há duas opções de parada para atender quem não pretende ir até o ponto mais alto.
No início do dia, a partir das 6h, simpáticos "pubs" oferecem café da manhã por US$ 7,6.
Durante o verão, a montanha Blackcomb, coberta de neve durante o ano todo, cria a rara oportunidade de esquiar com clima mais ameno. A temporada de esqui de verão começa na metade de junho e vai até agosto.
A vantagem adicional é que o preço de tudo costuma baixar fora dos meses de inverno.

Texto Anterior: Queensberry faz 'tour' de 8 dias no Canadá; Roteiro da Oremar conjuga Canadá e EUA; Programa a partir de Boston custa US$ 519
Próximo Texto: Acessórios são fundamentais na bagagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.