São Paulo, sexta-feira, 13 de janeiro de 1995
Próximo Texto | Índice

Fuvest encerra exame e estuda mudanças

LUÍS PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O vice-diretor da Fuvest, José Atílio Vanin, 50, fez ontem um balanço do vestibular 95. A partir dos resultados da segunda fase, a instituição deve sugerir ao Conselho de Graduação da USP novas mudanças para o exame, que introduziu este ano as maiores reformulações do exame desde sua criação, em 1976.
Ele disse que "pela primeira vez acontece falha semelhante à dos alunos que fizeram prova em hospital no segundo dia da primeira fase".
Quatro candidatos tiveram seus nomes excluídos da lista de convocados para a segunda fase por falha de um operador da Fuvest. Eles foram chamados depois, por telefone, após reclamar junto à instituição.
A primeira fase foi realizada em dois dias - 20 de novembro e 4 de dezembro. O número de questões de múltipla escolha cresceu de 72 para 160 (80 por dia).
A segunda fase cobrou conhecimentos específicos e foi algumas vezes criticada, como a prova de biologia, realizada terça-feira, tida como muito fácil.
Abstenção
Em cinco dias de segunda fase, somando, deveriam ter sido realizadas 104.424 provas. Faltaram 8.979, o que significa uma abstenção geral de 8,6%. O índice é um pouco inferior ao registrado no último dia do ano passado - que ficou nos 9,3%.
"Pela primeira vez, a nota final é a soma das duas fases", afirma o professor. A Fuvest teve um dia a mais na inscrição, na primeira fase e na segunda - realizada em cinco dias e não quatro como até o ano passado.
Os candidatos só resolviam na segunda etapa provas de português, redação e até três disciplinas escolhidas pelas unidades nas quais ele pretende entrar.
"Mantivemos um patamar de procura nos cerca de 140 mil, com 139.369 candidatos este ano. No ano passado, muita gente achou que o alto número poderia ser um acidente", diz Vanin.
"No manual, implantamos uma nova seção. 'Fuvest abre o jogo', em que procuramos mostrar que a universidade não se resume aos cursos de graduação. O estudante pode entrar por várias portas e sair com uma pós-graduação", afirma.

LEIA
O exame de anteontem corrigido pelos professores do curso e colégio Objetivo na pág.2

Próximo Texto: Professores apontam falhas na prova de física
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.