São Paulo, sexta-feira, 13 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Undurraga volta para mostrar o seu valor

JORGE CARRARA
ESPECIAL PARA A FOLHA

A Viña Undurraga é uma das mais antigas e conhecidas vinícolas do Chile. Ela foi criada em 1885, quando dom Don Francisco Undurraga comprou terras em Santa Ana, no vale do Maipo.
Pouco tempo depois, dom Francisco viaja para a Europa à procura de suas primeiras videiras. Volta com cerca de mil mudas de uva Riesling compradas na Alemanha.
Dispensou ainda igual carinho na escolha da madeira para envelhecer os vinhos da adega. Responsável na época pela compra de equipamentos para as ferrovias do país, dom Francisco percebeu que os vagões, importados da Bósnia (na ex-Iugoslávia), chegavam protegidos por caixas de carvalho.
Sabendo que esta madeira transmitia aroma inigualável ao vinho, ele comprou os restos das embalagens –que na época eram usados para alimentar o fogo das caldeiras– a preço de simples lenha e mandou construir com os sarrafos os primeiros tonéis de carvalho da vinícola.
Hoje a Undurraga (comandada pelos descendentes do fundador) é a quinta produtora do país. Os seus vinhos reapareceram pouco tempo atrás no Brasil. A nova leva impressiona tanto pela sua qualidade como pelo seu preço.
Entre os tintos, brilham o Cabernet 91 e o Merlot 92. O Cabernet –tânico e encorpado– tem bom aroma e sabor de frutas vermelhas e pimentão. O merlot, mais leve, tem também bom conteúdo de fruta (groselhas, framboesas) que se prolonga no final.
Na ala dos brancos o Sauvignon 93 (vivaz, de boa acidez) tem paladar que combina limão e abacaxi. Já o Chardonnay 93, o grande destaque (denso, equilibrado, de sabor agradável que mescla maçã e especiarias), está entre os melhores brancos chilenos que desembarcaram por aqui.

Texto Anterior: Chu sabe bem como usar a faca e o fogo
Próximo Texto: Imperador Trajano se deliciava com brócolis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.