São Paulo, domingo, 15 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editora relança 'clássico' sobre os negros no futebol do país

MÁRIO MAGALHÃES

Da Sucursal do Rio
Modesta, a bibliografia brasileira sobre futebol foi enriquecida em 94 com o lançamento de livros e revistas com referências à presença negra. O melhor: duas reedições de livros só encontrados, a muito custo, em sebos.
Uma nova editora, a Firmo, reeditou o maior clássico do futebol e um dos maiores da sociologia brasileiros, segundo Gilberto Freyre: "O Negro no Futebol Brasileiro", do jornalista Mário Filho.
Lançado em 1947 e impresso pela última vez em 1964, a obra-prima do irmão de Nelson Rodrigues combina rigorosíssima pesquisa com o relato coloquial de casos do futebol.
Por exemplo, o jogador do Fluminense que cobria o rosto com pó-de-arroz para esconder a pele escura e os porres fenomenais com que um goleiro do Bangu condenava o time à derrota.
Outra reedição foi a do célebre "Subterrâneos do Futebol", de João Saldanha, agora intitulado pela editora Revan como "Histórias do Futebol". É uma brilhante antologia sobre Garrincha.
Num capítulo sobre jogadores negros, Saldanha conta como teve, quando técnico do Botafogo, que "vender" como loiro um zagueiro negro do subúrbio. Era o único jeito de o jogador ser contratado.
Jogadores negros também são tema do coordenador do Núcleo de Sociologia do Futebol, Maurício Murad, no seu romance de estréia, "Todo Esse Lance que Rola".
Lançado pela Relume Dumará, é um romance-juvenil, que, através do namoro de adolescentes, conta a história do futebol no país.
O núcleo da UERJ publicou o primeiro número de sua revista, "Pesquisa de Campo", que também traz artigo sobre negritude no futebol.
Outra publicação que retrata o negro no futebol é o número 22 da "Revista da USP".
(MM)

Endereços: "Revista da USP": av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, salas 252/254, CEP 05508-900, São Paulo, SP. Editora Revan: av. Paulo de Frontin, 163, CEP 20260-010, Rio, RJ. Editora Firmo: r. do Imperador, 970, sala 1007, CEP 25620-001, Petrópolis, RJ. Relume Dumará: r. Barata Ribeiro, 17, sala 202, CEP 22011-000, Rio, RJ. "Pesquisa de Campo": Universidade Estadual do Rio de Janeiro, campus da UERJ, Departamento de Ciências Sociais, Rio, RJ.

Texto Anterior: Para Júnior Baiano, futebol confia mais no jogador negro
Próximo Texto: Maguila pode enfrentar Tyson em agosto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.