São Paulo, domingo, 15 de janeiro de 1995
Próximo Texto | Índice

Coberturas recuperam mercado em SP

PABLO PEREIRA
DA REDAÇÃO

O mercado de imóveis de cobertura vive um momento de recuperação em São Paulo.
As vendas de coberturas de dois quartos subiram 82,9% de janeiro a novembro do ano passado em relação ao mesmo período de 1993.
Os negócios com coberturas de três dormitórios registram a mesma tendência. Saltaram de 85 unidades vendidas (1993) para 126 (1994), uma variação de 48,2% em 11 meses.
Segundo estudo do Datafolha, esse tipo de imóvel, considerado diferenciado pelo mercado, apresentou no ano passado uma novidade: o lançamento de unidades com apenas um quarto.
"As coberturas têm um público seleto. Em geral, o comprador está em um nível socioeconômico superior aos demais moradores de apartamentos do mesmo prédio", diz José Roberto Dalcon, diretor da Fernandez Mera, que comercializa imóveis de alto padrão.
Dalcon acredita que a retomada nas vendas de coberturas acompanha o bom movimento no setor de imóveis de alto padrão, principalmente no segundo semestre, depois do Plano Real.
"É um produto diferenciado que exige tratamento especial", afirma Dario de Abreu Pereira Neto, diretor comercial da Serplan, empresa que incorpora e vende edifício com cobertura na rua José Maria Lisboa, região dos Jardins.
"O comprador sabe exatamente o que quer quando procura o estande de vendas", diz o diretor da Serplan.
Para Samir Dichy, da construtora Samir Dichy, as coberturas são um subproduto dentro do segmento de alto padrão e representam "um sonho de todo morador em apartamento-tipo".
O empresário afirma ainda que o aquecimento nas vendas desse tipo de imóvel não pode ser dissociado do que ocorreu no mercado no ano passado.
"Há um enriquecimento global das pessoas. Isso faz com que elas cheguem aos estandes", afirma Dichy.
Dirceu Masini Filho, diretor comercial da imobiliária Júlio Bogoricin, concorda com Dichy.
Masini Filho diz ainda que, ao contrário do que esperava, investidores e pessoas de alto poder aquisitivo são raros em negócios com coberturas.
Apesar de enobrecer o prédio, afirma Masini Filho, o imóvel não garante a valorização que ocorre nos demais apartamentos.

LEIA MAIS
Sobre coberturas de um quarto na pág. 10-7

Próximo Texto: Reforma de espaço ocioso amplia garagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.