São Paulo, domingo, 15 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARGENTINA; BRASIL; CUBA; ESPANHA; MÉXICO

ARGENTINA
Néstor Perlongher (1949-1992), poeta e antropólogo, autor de "Lamê" (Unicamp), mudou-se para o Brasil em 1982, onde viveu até sua morte.

BRASIL
Horácio Costa, nascido em 1954, escreveu "Satori" e "O Menino e o Travesseiro", organizou "A Palavra Poética na América Latina" e leciona literatura brasileira na Unam (Universidade Nacional Autónoma de México).

Glauco Mattoso, nascido em 1951, explora o universo da underground através da poesia, do ensaísmo e do desenho. É autor do livro de ficção "As Solas do Sádico", entre outros.

Roberto Piva, nascido em 1939, é um dos expoentes da poesia erótica brasileira, autor de "Paranóia" e "Coxas".

CUBA
José Lezama Lima (1910-1976), autor do romance "Paradiso", de feição autobiográfica, sofreu forte influência da tradição barroca, em especial do poeta espanhol Góngora.

Severo Sarduy (1937-1993), influenciado por Lezama Lima, poeta e autor do romance "Cobra", é um dos representantes do movimento neobarroco cubano.

ESPANHA
Federico García Lorca (1898-1936), dramaturgo e autor da obra poética mais importante do modernismo espanhol, foi morto pelos franquistas durante a Guerra Civil espanhola, por causa de seu engajamento antifascista.

Luis Cernuda (1904-1963), autor da poesia metafísica de "Las Nubas", exilou-se no México depois da Guerra Civil.

MÉXICO
Manuel Ulacia, nascido em 1953, é ensaísta, poeta, autor de "Origami para un Día de Lluva" e organizador, com Eduardo Milán, da antologia "Transideraciones", com poemas de Haroldo de Campos.

Xavier Villaurrutia (1903-1950), autor de "Nostalgia pela Muerte", fundou, junto com Salvador Novo e Efren Hernández, a revista "Contemporáneos", marco do movimento modernista mexicano.

Texto Anterior: Preço de um corpo
Próximo Texto: EUA; FRANÇA; ITÁLIA; REINO UNIDO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.