São Paulo, domingo, 15 de janeiro de 1995
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Do México até o Brasil

HORÁCIO COSTA
ESPECIAL PARA A FOLHA

A partir da década de 1920, uma geração de poetas de alta qualidade em todo o universo hispânico assume pela primeira vez na história o horizonte temático homossexual.
A partir da Espanha, onde García Lorca e Luís Cernuda abriram o precedente, o fenômeno se alastra a Cuba, onde, ao redor de Lezama Lima e da revista "Orígenes", que Lezama dirigiu, nomes como Lydia Cabrera, Eugênio Florit e Gastón Baguero trabalharam a vertente literária homoerótica.
No México, no grupo da revista "Contemporáneos", mencione-se Xavier Villaurrutia e Salvador Novo. A partir desta época, principalmente nesses dois países, uma série de literatos seguiu o veio aberto na época das vanguardas dos anos 20 e 30. No caso do México pós-revolucionário, assim como no da Cuba castrista, a assunção do discurso gay coincide com uma postura moral, de crítica a uma mentalidade machista transformada em razão de Estado.
Xavier Villaurrutia (1903-1950) viveu por alguns anos nos Estados Unidos. Sobre "Noturno de Los Ángeles", aqui traduzido pela primeira vez em português, o crítico norte-americano Eliot Weinberger diz ter sido "o primeiro poema bom" escrito naquela cidade, já nos anos 30. Ironicamente, por um mexicano e em espanhol.
No caso do cubano Severo Sarduy (nascido em 1937 e morto em 1993 de complicações relativas à Aids), assim como no de seu compatriota, o romancista Reinaldo Arenas (também morto há três anos pela mesma doença), o tema homossexual é trabalhado em muitos níveis e sempre com excelente rentabilidade estética. A obra polifacética de Sarduy, não de todo conhecida no Brasil, é um cadinho de experimentação literária; no soneto aqui traduzido, a vertente neobarroca, a dicção gongorizante se presentifica.
Manuel Ulacia é um dos nomes mais importantes da poesia mexicana atual. Além de Arabian Knight, outro livro seu, "Origami para um Dia de Chuva", trata do tema da construção da identidade homossexual.

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