São Paulo, domingo, 15 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ginsberg foi pioneiro da renascença californiana

NELSON ASCHER
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Nascido em 1929 em Newark, New Jersey, Allen Ginsberg talvez seja hoje o mais famoso poeta norte-americano. Conhecendo William Burroughs (autor de "Naked Lunch") e Jack Kerouac ("On the Road") nos anos 40, tornou-se um dos pioneiros do movimento "beat" e da renascença californiana da década seguinte, entre cujos poetas estavam ainda Gregory Corso e Lawrence Ferlinghetti (da editora City Lights).
Foi um dos responsáveis, depois da grande geração modernista de Ezra Pound, T. S. Eliot e William Carlos Williams, pela tentativa de criar uma poesia menos rebuscada e intelectual, mais próxima das preocupações cotidianas, sem abrir mão da liberdade prosódica e temática conquistada pelos antecessores. Trinta ou 40 anos atrás, os "beats" passavam por supra-sumo da contemporaneidade, mas a maior parte do que fizeram não resistiu ao tempo, transformando-se antes num documento datado de certa sensibilidade.
Ainda assim, judeu, homossexual e engajado, herdeiro também do primeiro clássico de seu país, Walt Whitman, Ginsberg conseguiu deixar sua marca na literatura e na vida literária, sobretudo ao tornar-se porta-voz das inquietudes da contracultura dos anos 60 e do espírito de protesto político que contribuiu para a ampliação da democracia norte-americana.

Texto Anterior: Dias de 1941 e '44
Próximo Texto: Paula Becker a Clara Westhoff
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.