São Paulo, domingo, 15 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Parques oferecem alternativas à USP

DA REDAÇÃO

Com o fechamento da USP para visitação nos fins-de-semana, desde ontem, um público estimado em cerca de 80 mil pessoas (a cada domingo de Sol) terá que se deslocar para outras áreas de lazer em São Paulo.
Agora, os parques da cidade são a alternativa natural para o público que frequentava o campus da universidade para jogar bola, andar de bicicleta e namorar.
O parque Ibirapuera reúne o maior número de requisitos para preencher as lacunas: tem pistas de cooper, quadras poliesportivas, aluguel de bicicletas e boa localização. Mas é também o mais lotado da cidade.
Parques mais tranquilos também oferecem boas opções de lazer, mas podem ser alternativas muito distantes para boa parte dos paulistanos (leia endereços no roteiro abaixo).
O Parque do Jaraguá, por exemplo, tem quadras de futebol e vôlei e pista de paralelepípedos para corridas e caminhadas. Fica no quilômetro 18 da via Anhanguera.
O parque do Morumbi, na zona oeste, tem pista de cooper, mas não permite a entrada de bicicletas. No parque da Aclimação, a pista para corrida é de terra.
Na região central, há o parque da Luz, com praça, coreto e um lago com aves, mas sem quadras ou pistas de corrida.
As desvantagens aparentes, como a distância e a falta de opções, encobrem às vezes vantagens de outra natureza.
O parque da Cantareira, por exemplo, oferece caminhadas monitoradas por trilhas em plena mata. O Horto Florestal amplo viveiro de plantas e mananciais de água potável.
As plantas são também o principal atrativo do Jardim Botânico, com mais de 700 espécies.

USP
As obras no campus e a falta de segurança por causa da superlotação são, segundo a USP, as causas do fechamento da universidade para visitação. Ela não deve ser reaberta antes de seis meses.
Depois disso, no entanto, a situação não deve voltar ao normal: a USP pretende reduzir para cerca de 20 mil o número de visitantes por fim-de-semana.
O público na USP duplicou após o lançamento, em 1992, do projeto "USP-Comunidade", que envolvia atividades culturais e lazer nos fins-de-semana.

Texto Anterior: Nova teoria coloca a Terra no centro de uma bolha no Universo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.