São Paulo, domingo, 15 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Momento é bom para comprar

DA REPORTAGEM LOCAL

O momento é bom para quem pretende comprar automóvel.
As redes autorizadas estão concedendo descontos para quase todos os modelos novos.
Quem quiser um carro "popular" –hoje em falta no mercado– sem ágio deve ter um pouco mais de paciência.
A previsão de revendedores e da Anfavea (associação dos fabricantes) é que a produção aumente e o mercado se regularize até março.
Algumas revendas já oferecem vantagens para a aquisição de carros seminovos e usados.
Os concessionários estão com superestoques de usados, que atingiram o nível mais baixo de preços em dois meses.
Para desovar os veículos, os revendedores começam a promover feirões, oferecendo vantagens para a aquisição desses modelos.
"Não acredito que o preço baixe mais", afirma Naul Ozi, diretor de marketing da Sopave (VW).
Até quinta-feira passada, essa concessionária tinha mais de 250 carros usados no pátio.
"O consumidor deve comprar agora, porque este é um período de boas ofertas", disse Ozi.
Ozi prevê a volta das promoções conjuntas entre fábrica e rede nos próximos dois meses.
Ele também acredita no fim do ágio para os "populares" ainda no primeiro trimestre.
"Quem pagar mais agora nunca vai recuperar esse dinheiro, porque a oferta logo deverá estar normalizada", afirmou ele.
Com maior produção e a concorrência dos importados trazidos pelas fábricas, deve ocorrer a elevação dos descontos para os carros médios e grandes de luxo.
Essa tendência é confirmada por Sergio Reze, presidente da Fenabrave, que representa as redes de revendedores autorizados.
Os importados dessa classe começam a chegar em massa a partir deste mês, competindo diretamente com similares nacionais.
As montadoras devem concentrar a produção nos modelos básicos, evitando a concorrência dos estrangeiros em outros segmentos.
"O mercado ficará mais competitivo para os modelos mais caros. Os descontos tendem a aumentar. As grandes promoções de rede devem voltar", afirma Luiz Bochio, diretor da Caraigá (VW).
Alguns modelos já custam menos que no início do mês. Semana passada, Ford e GM reduziram os preços de suas versões mais luxuosas. A VW deve fazer o mesmo.

LEIA MAIS
Sobre mercado de carros na página 8-2

Texto Anterior: O NÚMERO; Chevrolet realiza mudanças na Blazer; Alemanha projeta cidade sem veículos; Maserati apresenta o novo Quattroporte; Mazda quer lançar quatro modelos
Próximo Texto: Veja como importar usados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.