São Paulo, segunda-feira, 16 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clássicos do cinema nacional voltam às telas

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Pelo menos dez dos mais importantes filmes brasileiros de todos os tempos serão relançados em cópias novas ao longo deste ano, em comemoração ao centenário do cinema.
Os filmes serão exibidos no novo anexo do Espaço Banco Nacional de Cinema, que deverá ser inaugurado em fevereiro próximo, na rua Augusta, em frente às atuais salas do Espaço. O projeto tem apoio da Folha.
Oliveira diz que está tentando acertar o relançamento de "Toda Nudez Será Castigada", de Arnaldo Jabor, "São Paulo S.A.", de Luís Sergio Person, e mais "um filme de Walter Hugo Khouri, provavelmente 'Noite Vazia", com Norma Bengell e Odete Lara.
"A idéia é lançar um filme por mês, a partir de março", afirma Oliveira. "Cada filme será exibido em duas sessões diárias, durante no mínimo duas semanas."
O projeto deverá abarcar também o Rio, Belo Horizonte e Brasília. Em São Paulo, a divulgação terá apoio da Secretaria Municipal da Cultura; no Rio, da Riofilme.
O primeiro filme a ser exibido em São Paulo será, provavelmente, "Macunaíma".

Escola
Segundo Oliveira, o projeto estará conjugado ao chamado Projeto Escola, do Espaço Banco Nacional. "Como os filmes geralmente têm relação com a literatura ou com a história do Brasil, vamos contatar as escolas para atrair estudantes de primeiro e segundo graus."
Cada filme exibido deverá ser acompanhado de uma "apostila" a ser distribuída ao público. "Será um texto de um crítico a respeito do filme, situando-o na história do cinema brasileiro e internacional", afirma Oliveira. "É uma forma de homenagear com filmes brasileiros o centenário do cinema."

Texto Anterior: RTP processa Rede Globo por quebra de contrato
Próximo Texto: Conservadorismo orienta produção indiana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.