São Paulo, terça-feira, 17 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretor seduz com fábula tribal

LÚCIA NAGIB
DA ENVIADA ESPECIAL A BOMBAIM

Em se tratando de assuntos tribais, o diretor internacionalmente conhecido Buddhadeb Das Gupta ofereceu um espetáculo estranho e interessante.
Trata-se do filme "Abrigo das Asas" ("Charachar"), história de um tribal, Lakhinder, que vive da captura e do comércio de pássaros.
O personagem acaba se afeiçoando de tal maneira às aves, que passa a libertá-las logo após a captura, caindo numa penúria sem solução. Abandonado pela mulher e isolado da tribo, Lakhinder entrega-se inteiramente à sua obsessão pelos pássaros, que invadem sua choupana.
Ao contrário da agressividade dos pássaros de Hitchcock, os de Das Gupta criam um clima meditativo, de tons sobrenaturais –já que, nos sonhos de Lakhinder, estão ligados a seu filho morto.
Mas, com seus originais volteios de câmera imitando os movimentos dos pássaros, o filme se abstém de qualquer especulação esotérica, deixando o personagem solitário envolto em seu mistério.
Com "Abrigo das Asas", Das Gupta reforça a idéia da importância da temática camponesa no cinema indiano.
Num país de 80% de população rural, a cidade é, de fato, como sente Lakhinder, um universo irreal, onde pássaros e homens perdem suas asas.
(LN)

Texto Anterior: Cinema indiano abre espaço para mulheres
Próximo Texto: 'A Rainha Margot' concorre ao César
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.