São Paulo, quarta-feira, 18 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kobe é símbolo de abertura

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Erramos: 17/02/95
Está errada a legenda da foto desta reportagem. A foto não mostra sobreviventes do terremoto de Kobe (Japão) lendo jornais, mas equipes de resgate trabalhando na cidade.
Kobe é símbolo de abertura
A cidade de Kobe -ou porta de Deus- é um símbolo da abertura do Japão com o mundo.
Foi do porto de Kobe que saiu o Kasato Maru, o navio que trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. Foram 780 pessoas que desembarcaram em Santos no dia 18 de junho de 1908.
Kobe é o segundo porto do país (12% das exportações), perdendo apenas para Yokohama. É a sexta cidade do Japão, com 1,4 milhão de pessoas. É conhecida por suas casas grandes, lojas elegantes e butiques de grifes famosas.
Até o século 19, a cidade era apenas um agrupamento de aldeias de pescadores. Tornou-se acessível a estrangeiros em 1858, com a pressão das potências do Ocidente pela abertura do Japão.
Inicialmente, os comerciantes ocidentais preferiam morar em Yokohama. Mas após um terremoto ocorrido nessa cidade em 1923, boa parte se mudou para Kobe.
Estes comerciantes construíram grandes casas nas montanhas, região até hoje tida como uma das melhores do país para se viver.
Nas montanhas ficam as fazendas produtoras de carne. O gado bebe cerveja e é massageado para produzir o famoso bife de Kobe.
Nas ilhas em frente à cidade -muitas delas artificiais- ficam os canteiros de cultivo de ostras para a produção de pérolas.

Texto Anterior: Tremor acorda cônsul brasileiro
Próximo Texto: Danificados tesouros de Kyoto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.