São Paulo, quarta-feira, 18 de janeiro de 1995
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Aumento do preço do papel leva jornais a fazer cortes e subir preço

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Depois de terem se recuperado de baixa venda de anúncios por muitos anos, vários jornais estão reduzindo custos para compensar brutal aumento do preço do papel.
Segundo analistas ouvidos pelo diário norte-americano "The New York Times", os jornais estão hoje em situação mais saudável do que há alguns anos.
Mas, principalmente por causa do aumento na demanda por parte dos jornais, o preço do papel já subiu fortemente e espera-se para 1995 um novo aumento de 30%.
Alguns jornais estão cortando altos cargos, outros estão reduzindo a quantidade de páginas e informações e alguns estão até mesmo diminuindo a largura do papel.
Os grandes jornais diários consomem centenas de milhares de toneladas de papel por ano. O preço que os jornais pagam pelo papel deve subir para US$ 600 por tonelada métrica -quase US$ 200 de aumento em relação a 1992.
Alguns analistas que acompanham a indústria produtora de papel dizem que sua capacidade limitada de ampliar a produção sugere que o preço vai continuar subindo por muitos anos.
Os jornais buscam saídas, diz o "NYT". Alguns estão aumentando seus preços ou o preço dos anúncios. O corte de cargos parece se generalizar nos jornais para redução de custos.
Há ainda as medidas para economizar papel. Vários jornais estão diminuindo o uso de cores porque assim o desperdício de papel também se reduz.
A crise leva ainda os jornais a repensarem o seu produto. Listas de restaurantes, por exemplo, estão entre os itens que poderão ser cortados dos jornais.

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