São Paulo, quinta-feira, 19 de janeiro de 1995
Próximo Texto | Índice

Enquanto é tempo; Colheita; Dança dos padrinhos; Bola da vez; De volta à ribalta; Antes do efeito tequila; Pela insistência; Ensaio da posse; Fim de linha; Aliança na prática

DE VOLTA À RIBALTA

Enquanto é tempo
Os ministros que ainda não conseguiram emplacar seus auxiliares no segundo escalão estão cada dia mais ansiosos. Prevêem que com a posse do novo Congresso os lobbies serão ainda mais fortes. E aí já poderá ser tarde demais.

Colheita
Paulo César Ximenes pretende formar uma diretoria técnica para o BB, mas deverá esbarrar em tentativas de indicações políticas: parlamentares do PMDB e do PFL querem a permanência do diretor de Crédito Rural, Said Miguel.

Dança dos padrinhos
Atual presidente da CEF, José Fernando de Almeida conseguiu o apoio de Sarney para assumir a diretoria de Habitação. Ex-presidente do órgão, Danilo de Castro tenta fazer Ricardo Amorim, seu assessor, diretor de Administração.

Bola da vez
O grande tema das conversas informais entre ministros tem sido o erro na divulgação no déficit comercial brasileiro de dezembro. "Foi uma burrada de alguém da Indústria e Comércio", sentenciou um ministro da área econômica.

Após fase áurea no início do governo Collor, a Academia de Tênis de Brasília voltou a ser ponto de referência. Quatro ministros de FHC estão hospedados lá: Bresser, Weffort, Muylaert e Lampreia. Fora o segundo escalão.

Antes do efeito tequila
Aldo Rebelo recuperou fala de FHC em janeiro de 94, em debate na Câmara: "Após a aprovação do plano haverá um 'boom'. Não digo isso porque quero, mas porque já ocorreu na Argentina e México, que estabilizou a economia".

Pela insistência
Marco Maciel ligou ontem para todos os líderes dos partidos no Senado. Pediu a cada um a aprovação do projeto de lei das concessões públicas. Alguns senadores decidiram votar a favor para se livrarem da insistência do vice.

Ensaio da posse
O Planalto sinalizou aos ministros da área econômica que é bom eles estarem em Brasília na segunda. É quando FHC planeja empossar Sérgio Cutolo (CEF) e Paulo César Ximenes (BB). Isto é: se a resistência não for muito grande.

Fim de linha
Auto-retrato feito ontem por Wladimir Palmeira (PT-RJ), que não concorreu à reeleição para se dedicar à carreira acadêmica: "Sou um deputado em extinção".

Aliança na prática
Ex-coordenadora do Ipea, Aspásia Camargo assume hoje a secretaria executiva do Ministério do Meio Ambiente. Ela é tucana e o ministro Krause, pefelista.

Próximo Texto: Pior ainda; Pirulito de criança; Intimidade no poder; Trombada; Apelido popular; Periscópio; Menos um
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.