São Paulo, quinta-feira, 19 de janeiro de 1995
Próximo Texto | Índice

Mortos no Japão passam de 3.000

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O número de mortos pelo terremoto de terça-feira no Japão já passa de 3.000. Há quase 900 desaparecidos e mais de 14.000 feridos. Entre as vítimas fatais, estão pelo menos três brasileiros.
Prejuízos do terremoto de 7,2 pontos na escala Richter podem chegar a US$ 200 bilhões (equivalente a um quinto do PIB brasileiro), segundo economistas japoneses.
A polícia informou que foram recolhidos os corpos de 3.014 pessoas. Às 2h45 de hoje (15h45 de ontem em Brasília), ainda havia 869 desaparecidos. Pelo menos 14.572 pessoas ficaram feridas, relata Steven Brull, do International Herald Tribune, em Tóquio.
Quase todos os mortos e metade dos feridos são da cidade portuária de Kobe, a 480 km de Tóquio. A destruição e as vítimas do pior terremoto em 47 anos se concentram numa área de 100 km em torno de Kobe, que inclui as cidades de Osaka e Kyoto.
Ontem, equipes de resgate procuravam sobreviventes nos restos dos cerca de 20 mil prédios destruídos total ou parcialmente. Cerca de 400 mil casas estavam sem eletricidade.
Aproximadamente 240 mil pessoas foram retiradas de sua casas. O prefeito de Kobe informou que as autoridades têm água e comida para apenas um terço dos refugiados.
O governo alertou os habitantes da região para a possibilidade de ocorrer novo tremor de magnitude semelhante ao de terça.

LEIA MAIS
Sobre o terremoto no Japão às págs. 2-2 a 2-4

Próximo Texto: Reação mostra unidade nacional do Japão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.