São Paulo, quinta-feira, 19 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco 'raso' aumenta destruição

DO THE INDEPENDENT

A destruição causada pelo terremoto é atribuída mais à relativamente baixa profundidade do foco do tremor que à sua intensidade, segundo especialistas.
O tremor foi de 7,2 na escala Richter. " Temos cerca de 20 deles por ano. Não é tão forte assim", diz a sismologista Alice Walker.
A profundidade, de cerca de 20 km, é considerada baixa, quase diretamente sob a cidade.
" Terremotos no Japão costumam ser mais profundos, resultando em menor impacto sobre a superfície", afirma Walker.
Mais de 1.500 tremores são registrados anualmente no país, mas apenas 25% deles são sentidos.
Como no abalo de 1923, quando 140 mil morreram, a maioria das mortes de Kobe pode ser atribuída aos incêndios, causados pelo rompimento de tubulações de gás e combustível.
As casas, de estrutura de madeira e telhados de cerâmica pesada, desmoronaram e pegaram fogo rápido. "O maior risco para cidades japonesas é o incêndio após terremotos. Tudo pode começar a queimar numa conflagração gigante".
Scott Steedman, diretor de empresa de consultoria de engenharia, diz que um programa está em andamento para tornar as antigas casas de madeira mais seguras.
" Mas são gerações até reforçar todas as casas", afirma Steedman.

Texto Anterior: Onda magnética indicaria tremor
Próximo Texto: Desespero domina o dia seguinte em Kobe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.