São Paulo, quinta-feira, 19 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Missa para criar casa deu origem à cidade

José de Anchieta ajudou na construção do colégio

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Nada mais apropriado do que comemorar o aniversário de São Paulo com uma missa no Pátio do Colégio. Foi nesse local que, na manhã de 25 de janeiro de 1554, o padre Manoel de Paiva (1521-84) celebrou a missa que marcou a fundação da cidade.
Paiva nem sequer podia imaginar a importância real da missa. A função original era inaugurar a casa dos jesuítas, batizada de São Paulo numa referência à data da conversão do santo ao cristianismo.
Mais famosos, os jesuítas José de Anchieta (1534-97) e Manoel da Nóbrega (1517-70) também participaram da missa.
Em 1553, Nóbrega foi nomeado provincial da Companhia do Brasil –filial brasileira da Companhia de Jesus, ordem eclesiástica criada em 1540–, com a incumbência de ministrar aulas na região de São Vicente (SP).
Ao notar que os pais dos seus discípulos moravam no interior, Nóbrega resolveu ir até onde eles estavam para também educá-los.
Adentrando o sertão, ele chegou até a aldeia de Santo André da Borda do Campo e mandou erguer a casa dos jesuítas entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí.
Transferido para São Vicente no Natal daquele mesmo ano, Anchieta ajudou Nóbrega na construção da casa.

Texto Anterior: Ciclo revela SP dos cineastas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.