São Paulo, sexta-feira, 20 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo exclui Funai de debate sobre índios

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Funai (Fundação Nacional do Índio) está excluída das discussões sobre a questão indígena. O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Milton Seligman, disse que o órgão será "comunicado" das decisões do governo.
Na próxima segunda-feira, haverá uma reunião no ministério para discutir o conflito na área indígena krikati, no Maranhão, e a Funai não participa. Na terça-feira passada um índio macuxi foi assassinado por pistoleiros na aldeia.
Participarão os ministros Nelson Jobim (Justiça), Zenildo de Lucena (Exército) e Luiz Felipe Lampreia (Relações Exteriores).
"Não é um esvaziamento do órgão, mas o assunto será tratado no nível em que a solução pode ser encontrada", justificou Seligman.
Segundo ele, outro problema grave acontece na área indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.
Representantes da entidade britânica Survival entregaram ontem ao embaixador brasileiro no Reino Unido, Rubens Barbosa, um abaixo-assinado com 27 mil assinaturas pela demarcação das terras indígenas em Raposa/Serra do Sol.
Para a coordenadora da campanha pela demarcação, Fiona Watson, esse é o primeiro grande desafio de FHC na questão indígena.
Colaborou ROGÉRIO SIMÕES, de Londres

Texto Anterior: Um escândalo
Próximo Texto: Motta suspende licitação de rede aérea noturna
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.