São Paulo, sexta-feira, 20 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Defeito em bomba deixa 2,5 mi sem água

DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 2,5 milhões de moradores das zonas sul e oeste de São Paulo ficaram sem água durante todo o dia de ontem. Desde o último sábado, os moradores da região têm tido problemas diários com o abastecimento.
Ontem, o fornecimento de água foi cortado por causa de um defeito elétrico na bomba da subestação de Teodoro Ramos, que abastece 90% dos bairros servidos pela Guarapiranga.
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) admite que o sistema de captação e de tratamento de água estão em colapso.
"Toda a água que produzimos é consumida, não sobra nada. Por isso, qualquer falha causa transtornos no abastecimento", afirmou Márcio Riscala, assessor de imprensa da Sabesp.
O secretário Estadual dos Recursos Hídricos, Hugo Rosa, 46, afirma que em curto prazo –cerca de um ano– a Sabesp vai tentar recuperar sua capacidade de investimento basicamente eliminando as perdas do sistema.
Segundo Rosa, cerca de 40% da água produzida pela Sabesp é perdida em fraudes (roubos com encanamentos clandestinos) e vazamentos.
A meta é baixar para cerca de 15% as fraudes –hoje as "gambiarras" desviam aproximadamente 21% da água produzida pela Sabesp.
No último fim-de-semana, 1,3 milhões de pessoas ficaram sem água nas zonas norte e oeste devido à falta de energia elétrica.
Na segunda-feira, faltou água em ruas altas e em regiões localizadas no fim das linhas de distribuição por causa do alto consumo provocado pelo calor.
Na terça, 500 mil moradores da zona sul ficaram sem água das 7h às 21h por causa da proliferação descontrolada de algas na represa Guarapiranga.
Anteontem, outros 250 mil moradores tiveram o abastecimento suspenso pela mesma razão.

Texto Anterior: Polícia apreende 45 ônibus na via Dutra
Próximo Texto: Cresce o número de desabrigados no PR
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.