São Paulo, sábado, 21 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Ela está misturando tudo", diz astrólogo

DA REPORTAGEM LOCAL

O engenheiro e astrólogo Rodrigo Araes, 49, critica a afirmação da astrônoma britânica Jacqueline Mitton de que as datas usadas no Zodíaco estão erradas e que existem 13 signos ocupando períodos do ano diferentes dos conhecidos publicamente.
A mudança nas constelações e "no eixo da Terra" alegada pela astrônoma como responsável pela transformação do Zodíaco é, segundo Araes, absurda.
"Ela está misturando as coisas. A faixa zodiacal é dividida de uma maneira para os signos e de outra para as constelações. Ela confunde as duas coisas. A dos signos é dividida em 12, com ângulos de 30 graus, enquanto a das constelações tem divisão diversa e independente", afirma.
Segundo ele, pessoas que não entendem do assunto não podem dar opinião sobre astrologia.
"Não me parece muito científico opinar sobre o que se ignora. Os astrônomos com certo grau de respeitabilidade, antes de emitir qualquer conceito sobre astrologia, deveriam estudá-la e praticá-la para evitar dizer sandices."
O descobrimento de novas estrelas, afirma Araes, pode mudar a organização das constelações, mas não a dos signos.
"Se esses descobrimentos começarem a se tornar significativos aí poderemos rever a astrologia, mas isso não é essencial no conhecimento astrológico", diz o professor de eletromagnetismo e diretor do Trion, um centro de estudos esotéricos de São Paulo.
Araes contestou várias afirmações da astrônoma. "Ela diz que o signo corresponde a uma constelação de estrelas. E está totalmente errado."
"Os cientistas de maneira geral têm pouco respeito pela opinião de leigos sobre o assunto de que são doutores, mas costumam dar opiniões sobre assuntos que ignoram", reclama.

Texto Anterior: Cientista não acredita em astrologia
Próximo Texto: Novo secretário da Receita manda incinerar 28 milhões de cigarros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.