São Paulo, sábado, 21 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hospitais de SP são suspeitos de fraudar o SUS

ALEXANDRE SECCO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Relatório do Ministério da Saúde levanta suspeitas de irregularidades na gestão de verbas destinadas a hospitais em 249 municípios paulistas.
Essas cidades internaram mais de 10% de sua população (média nacional) entre janeiro e outubro de 94. As internações são pagas através do SUS (Sistema Único e Descentralizado de Saúde).
A cidade que mais internou foi Terra Roxa (413 quilômetros a noroeste de SP). Pelos números do ministério, 50,3% dos 6.758 moradores da cidade foram internados entre janeiro e outubro de 94.
O ministro Adib Jatene (Saúde) tem o levantamento da situação de todas as cidades brasileiras. O estudo completo não foi revelado.
Pelo levantamento do governo, 60% dos municípios paulistas conveniados ao SUS internam além da média nacional. O Estado tem 625 cidades, 210 não têm convênio com o SUS. A cidade de São paulo está fora da lista: internou, pelo SUS, 5,1% de sua população.
Terra Roxa tem um hospital ligado ao SUS, a Irmandade Misericórdia Hospital Terra Roxa, com 36 leitos.
Em Estrela d'Oeste (570 quilômetros a noroeste), 39,2% dos 8.331 habitantes foram internados. Em Duartina (385 quilômetros a noroeste), o equivalente a 38,2% dos moradores foram internados.
A partir de fevereiro o governo só vai pagar as faturas dos hospitais pela média nacional de internações. Em Morungaba, por exemplo, que internou 37,8% de seus 8.528 habitantes, o governo pagará a internação de 853 pacientes ao ano.
As cidades que internam mais de 10% de sua população terão de provar que não há irregularidades.
O prefeito de Duartina, Milton Garbulho (PSDB), disse que a medida do governo vai prejudicar o atendimento nos hospitais.
Segundo ele, o hospital de sua cidade atende a população de quatro municípios, o que tornaria irreal o levantamento do governo.
A população somada dos municípios é de 30 mil. As internações entre janeiro e outubro foram 4.419, equivalente a 14,73% da população da região. Os prefeitos de Terra Roxa, Morumgaba e Estrela d'Oeste foram procurados pela Folha, por telefone, mas não foram encontrados.

Texto Anterior: Brasileiro de 13 anos vira 'sábio' dos budistas
Próximo Texto: Cariocas lotam as praias no feriado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.