São Paulo, sábado, 21 de janeiro de 1995
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Preços continuam a cair em supermercados

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Os preços continuam caindo nos supermercados de São Paulo. Nesta semana, o recuo foi de 0,42%, em média, acumulando queda de 1,1% no ano. Nos hipermercados, a redução foi de 0,72%, com o acumulado atingindo 1,2% em 95.
As carnes são as responsáveis pela desaceleração dos preços médios praticados pelos supermercados. Nas últimas três semanas, estes produtos caíram 11%, conforme pesquisa Datafolha.
As carnes foram responsáveis também pela forte queda do preços dos alimentos básicos. A pesquisa mostrou desaceleração de 3,82% na semana. Tomate, com recuo de 31,63%, também forçou a baixa do custo médio desta cesta básica.
A pesquisa geral de preços do Datafolha é feita em 18 supermercados e 18 hipermercados de São Paulo, abrangendo 96 itens nos setores de alimentação, produtos de higiene, beleza e limpeza.
A queda de preços da carne está escondendo uma pressão entre os produtos industrializados. No período de 11 a 18 de janeiro, o Datafolha mostrou aceleração no seguintes setores: farinhas (0,72%), óleos (0,45%), doces (3,8%), condimentos (1,77%), produtos matinais (0,69%), artigos de higiene (1,46%) e de limpeza (1%).
Firmino Rodrigues Alves, presidente em exercício da Associação Paulista de Supermercados (Apas), diz que nem todos estes aumentos estão vindo das indústrias, mas refletem política interna de promoção dos próprios supermercados.
Alguns aumentos já são repasses para o consumidor de reajustes industriais. Entre eles, vinagre, palmito, caldo de galinha, papel higiênico. Outros só chegam na próxima semana: biscoitos e molho de tomate.

Ofertas
A próxima semana pode ser um bom período para se fazer compra nos supermercados. Por ser um período de baixa frequência de consumidores, os estabelecimentos costumam aumentar suas ofertas.
Na próxima semana dois problemas forçam os supermercados a aumentar suas promoções. Primeiro, as vendas perderam o ritmo dos últimos meses de 94. Segundo, o feriado do meio da semana dificulta ainda mais as vendas.
"As duplicatas estão vencendo e temos de pagar nossas despesas operacionais", diz Rodrigues. Ele prevê ofertas de cerveja, refrigerantes e até carnes.

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