São Paulo, sábado, 21 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rebelde pode ser executado

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A câmara baixa do Parlamento russo abriu caminho ontem para que os rebeldes tchetchenos sejam condenados à morte.
Uma alteração feita pela Duma no código penal russo agora prevê a pena de morte para integrantes de "formações armadas ilegais".
O governo russo tem qualificado a repressão na Tchetchênia como uma operação para desarmar essas formações ilegais.
A mudança torna puníveis com a morte os membros dessas formações considerados culpados de uso da violência, assassinato ou prejuízos graves.
Participar ou organizar os grupos são ofensas puníveis com até oito anos de cadeia.
Voluntários que entregarem as armas não serão processados, disse a agência russa "Itar-Tass".
A assessoria de imprensa do primeiro-ministro da Rússia, Viktor Tchernomirdin, informou ontem que as tropas de Moscou encontraram tumbas com mais de 4.000 pessoas que teriam sido executadas pelo regime do presidente tchetcheno, Djokhar Dudaiev.
A assessoria não deu detalhes, mas informou que Tchernomirdin comunicou o achado durante uma reunião com os diretores da rádio e da televisão russa na manhã de ontem.
Para o primeiro-ministro, um dos grandes erros da Rússia durante a campanha tchetchena foi manter silêncio sobre os supostos fuzilamentos de opositores pelo líder tchetcheno.

Texto Anterior: Tchetchenos prometem continuar guerra
Próximo Texto: Índia confirma morte de 56 em avalanche; Raúl Alfonsín chama Cavallo de "fascista"; Queda de ônibus mata 30 na África do Sul; Antonioni recebe Oscar especial por sua carreira; Mordomo de Charles nega declarações a jornal; Morre na Suíça ex-premiê iraniano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.