São Paulo, domingo, 22 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Índice

QUEM É QUEM

Karl Marx - Economista e filósofo alemão (1818-1883). Elaborador da doutrina do socialismo proletário revolucionário. Para Marx, não são as idéias que governam o mundo, mas, ao contrário, é o conjunto das forças produtivas materiais que define todas as idéias e tendências. É o autor de "O Capital", no qual faz análise crítica do sistema capitalista de produção e onde lança a teoria da mais-valia (excedente que faz a riqueza dos donos dos meios de produção pela exploração do trabalho).
Max Weber - Sociólogo e economista alemão (1864-1920). Considerava a "burocracia" –entendida como especialização de tarefas de acordo com regras em ordem estável de autoridade– o aspecto mais importante da sociedade. Relacionou o desenvolvimento do calvinismo (protestantismo) com o desenvolvimento do capitalismo. Sua primeira grande obra foi "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo".
Emile Durkheim - Sociólogo francês (1858-1917). Para Durkheim, as sociedades são mantidas coesas pela compartilhamento de crenças e valores e pela especialização na divisão do trabalho. Esta, ajudaria a unidade da sociedade por gerar dependência de uma pessoa em relação a outra.

Texto Anterior: O mestre elogia e adverte o presidente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.