São Paulo, terça-feira, 24 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jobim "dança" e agradece protesto de índio achando que é homenagem

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Insatisfeitos com as respostas do ministro da Justiça, Nelson Jobim, os índios krikatis despediram-se ao fim de uma reunião de quase uma hora sobre demarcação de suas terras com uma dança de protesto.
Sem saber o que os krikatis queriam dizer com a dança e o canto, o ministro ficou ao lado deles durante a manifestação e disse um "muito obrigado" a todos eles.
Pela manhã, Jobim recebeu 12 krikatis e quatro macuxis para ouvir suas reivindicações sobre demarcação de terras no Maranhão.
À tarde, foram ouvidos os representantes do governo do Maranhão. Eles não aceitam que os krikatis fiquem com uma área de 142 mil hectares –não admitem nem a redução para 45 mil hectares.
O ministro decidiu que vai levar o resultado das duas reuniões a FHC e só depois anunciará alguma decisão.
O decreto de demarcação da área krikati foi assinado em 7 de julho de 1992 e definiu a área de 142 mil hectares para os 520 índios que vivem naquela região, próxima à cidade de Imperatriz.
Os posseiros daquela área não aceitam a demarcação. Nem o Exército nem uma equipe de agrimensores conseguiram fazer o trabalho definido pelo decreto. Na semana passada, um índio guajajara que morava com os krikatis foi assassinado na região.

Texto Anterior: Agências pedem licitação rápida
Próximo Texto: FHC troca de Manabu Mabe no gabinete
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.