São Paulo, terça-feira, 24 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM passa a comandar ações

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

O Comando Militar do Leste começa a transferir para a Polícia Militar o comando das incursões em favelas e morros e inicia uma fase de transição da Operação Rio.
A Operação Rio, iniciada em novembro, caracterizou-se pela utilização das Forças Armadas no combate ao narcotráfico. As primeiras ações eram quase que exclusivas dos militares.
Há alguns dias vem se intensificando a atuação da PM. Na incursão à favela de Vigário Geral, no último sábado, só tropas dos Batalhões de Choque e de Operações Especiais da PM participaram.
Nesta operação foi morto o traficante Flávio Pires da Silva, o Flávio Negão, após troca de tiros com os policiais.
O convênio da Operação Rio foi prorrogado até março pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo governador do Rio, Marcello Alencar.
Esta fase de transição deve incluir também o repasse de mil homens do Exército para a PM. Alencar anunciou que 800 voluntários optaram pela mudança.
O comandante da PM, coronel Dorasil Carvalho, disse que os soldados vão manter a condição de militares, mas atuarão numa unidade especializada da PM. Ele não quis dar detalhes sobre a fase de transição.

Texto Anterior: Bandos disputam Dona Marta
Próximo Texto: Estado pode ser processado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.