São Paulo, terça-feira, 24 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria de SP contrata 2.926

CRISTIANE PERINI LUCCHESI
DA REPORTAGEM LOCAL

A indústria paulista abriu mais 2.926 postos de trabalho na segunda semana de janeiro, elevando o nível de emprego em 0,13% em relação à semana anterior.
No mês, há um aumento de 0,17% no indicador, o que significa a abertura de 3.784 novas vagas industriais.
Os dados, divulgados pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), mostram um janeiro atípico.
"Não costuma acontecer contratações na indústria em janeiro. Os estoques geralmente já foram atendidos no final do ano anterior e, em janeiro, a atividade econômica geralmente é baixa", afirmou Horácio Lafer Piva, diretor da Fiesp.
"Os empresários estão confiantes com a estabilização da moeda", afirmou Luiz Adelar Scheuer, presidente da Anfavea (associação das montadoras).
Scheuer acredita que este janeiro será "o melhor da história" para o seu setor, que deve contratar, no mínimo, 500 empregados. "Todas as montadoras estão admitindo para montar um terceiro turno."
Embora as montadoras não participem da pesquisa de emprego da Fiesp, os setores que mais contrataram foram justamente os seus fornecedores: artefatos de ferro, metais e ferramentas em geral (mais 1,98%) e fundição (mais 1,77%).
Também se destacaram os setores de esquadrias e construções metálicas (1,49%), proteção, tratamento e transformação de superfícies (1,29%), forjaria (1,25%) e artefatos de papel, papelão e cortiça (0,87%).
O setor que mais fechou vagas foi o de mármores e granitos (-1,06%).
No acumulado desde a segunda semana de janeiro de 94, ainda há queda no nível de emprego industrial em São Paulo, de 0,33%, com o fechamento de 7.645 postos de trabalho. Em 12 meses, há 5.846 demitidos, o que significa retração de 0,25% no nível de emprego.

Texto Anterior: Desemprego em SP continua em queda
Próximo Texto: Indústria espera um 95 'bom' para negócios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.