São Paulo, terça-feira, 24 de janeiro de 1995
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Pepsi aposta em patrocínio ao futebol

DA SUCURSAL DO RIO

O diretor de marketing da Pepsi, Nicolino Spina, considera que deu um "grande nocaute" na Coca-Cola ao anunciar o patrocínio do refrigerante Seven Up para o Botafogo do Rio.
O anúncio da Pepsi foi feito um dia depois de a concorrente informar oficialmente que não patrocinaria mais clubes de futebol.
Na Coca-Cola, o diretor de marketing, Mauro Multedo, prefere ironizar. "Para mim, guerra das colas só quando a Araldite enfrentar a Polar", disse.
Multedo informa que a Coca Cola vai continuar a patrocinar a seleção brasileira, –"que pegamos depois de um desmoralizante nono lugar na Copa" (quando era patrocinada pela Pepsi)– e a transmissão do Campeonato Brasileiro pela TV Globo.
"Começamos a patrocinar os clubes em 1987 e chegamos a ter 20 patrocinados, mas agora resolvemos nos voltar para os eventos aos quais sempre estivemos ligados, como Copa do Mundo, Olimpíada, torneio de Wimbledon (tênis) e Campeonato Brasileiro", disse.
Spina disse que escolheu o futebol para o lançamento do Seven Up no Brasil por ser um esporte "atlético", que casa com a imagem do refrigerante nos mais de 130 países em que ele já é comercializado fora dos Estados Unidos, onde a marca não pertence à Pepsi.
"O posicionamento da marca é saudável, refrescante, mais verão, mais esporte, mais "outdoor" (atividades fora de casa)", afirmou Spina.
Ele diz que o Seven Up –um refrigerante de sabor limão– é um sabor alternativo às colas. Faz no mundo o que o guaraná faz no Brasil.
Sem entrar em números (a Folha apurou que o valor do contrato é de US$ 3 milhões por um ano, renovável por mais um), Spina diz que a estratégia da Pepsi é ter uma nova grande promoção de tempos em tempos.
A próxima deverá ser lançada em até 45 dias e envolve o lançamento de novos produtos. "Teremos novidades até o final do verão", disse Spina.
O presidente da Pepsi no Brasil, Gianni Pieraccioni, disse que até fevereiro deverão começar obras de expansão nas fábricas do Rio e de São Paulo. Segundo ele, ainda não está definido o tamanho do investimento.
Pieraccioni disse que, em janeiro, a Pepsi vendeu o triplo de refrigerantes em comparação com novembro do ano passado.

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