São Paulo, terça-feira, 24 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SHIRLEY TEMPLE

SHIRLEY TEMPLE
"O caso da srta.

"O caso da srta. Shirley Temple tem um interesse peculiar: a infância é seu disfarce, seu apelo é mais secreto e mais adulto. Em 'Captain January' ela usou calças compridas com a madura insinuação de uma Dietrich: seu bem desenhado e desenvolvido traseiro rebolava no sapateado; seus olhos ostentavam uma oblíqua e penetrante coqueteria.
Agora, em 'A Queridinha do Vovô', vestindo saiotinhos plissados, ela está uma completa gracinha. Observe como mede um homem com olhos ágeis e profissionais, com sinuosa depravação. Emoções adultas de amor e dor deslizam através da máscara da infância, uma infância da espessura da pele.
É engenhoso, mas não pode durar. Seus admiradores –homens de meia-idade e religiosos– reagem à visão de seu desejável corpinho apenas porque a cortina de segurança da história e do diálogo cai entre sua inteligência e o seu desejo."

"Sight and Sound", 28 de outubro de 1937

Texto Anterior: Greene chora o fim da poesia no cinema
Próximo Texto: ALFRED HITCHCOCK
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.