São Paulo, quarta-feira, 25 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistemas permitem "trocar" arquivos

DA REPORTAGEM LOCAL

O Macintosh e o PC conversam hoje amigavelmente graças a programas que permitem abrir arquivos nos dois equipamentos. A compatibilidade não chega a ser total, mas quem trabalha com processadores de textos conhecidos, como o "MS-Word para Windows", pode perfeitamente levar seu texto para um Mac.
Se o texto tiver sido gerado no Mac, basta usar o programa "PC Exchange", que acompanha os computadores da Apple, e levá-lo para um PC com "Windows" sem maiores problemas.
A questão que fica é o número de programas existentes hoje para os dois tipos de computadores. No Brasil, o usuário de Apple tem menos opções.
Não é fácil encontrar variedade de software em prateleiras. Enquanto a oferta de produtos para PC transborda nas gôndolas de lojas de informática como a Computer Place ou Espaço Award, o mesmo não acontece para quem não abre mão de seu Macintosh.
A BraSoft, distribuidora de programas da Microsoft, Lotus e produtos de entretenimento, tem 255 títulos (processadores de texto, planilhas e aplicativos para negócios) para "Windows", contra 60 títulos para Macintosh.
Na área de entretenimento e educativos, a falta de opções para Mac é mais gritante. Há 138 programas para "Windows" e apenas 12 para Macintosh.
A Interalpha, especializada em programas educativos para Macintosh, tem uma boa linha de títulos que funcionam como professores de línguas estrangeiras.
A empresa costuma trabalhar com CD-ROM híbridos, que funcionam tanto em computadores Mac quanto em PC.
Mesmo assim, a demanda para PC é bem maior. O diretor da empresa, Roberto Sanefuji, alega que 95% dos pedidos são para computadores do tipo PC IBM.
Como a Apple adotou uma forte política de barateamento de máquinas junto a escolas e universidades nos EUA, os Mac consolidaram-se no segmento da educação. Em um passeio por lojas de informática em San Francisco, há três semanas, a reportagem da Folha encontrou lojas com prateleiras dedicadas a usuários de Mac.

Texto Anterior: Compare micros de igual desempenho
Próximo Texto: Arquiteto usa PC e Macintosh
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.