São Paulo, quinta-feira, 26 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exército cede 699 soldados à PM

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

A PM (Polícia Militar) começa hoje em regime de urgência a adestrar e instruir os 699 soldados cedidos pelo Exército para trabalhar em invasões de favelas.
A transferência dos militares para a PM faz parte da transição do comando da Operação Rio (de combate ao crime organizado).
A meta é que com o fim do convênio entre governo estadual e federal, em 3 de março, a Secretaria Estadual da Segurança substitua os militares na Operação Rio.
Os soldados trabalharão no recém-criado BP Choque 2 (Batalhão de Choque 2). Segundo a PM, eles serão empregados apenas em ações de combate nas favelas.
O maior problema enfrentado pela PM é que os soldados do Exército não são preparados para exercer funções policiais.
O relações-públicas da PM, coronel Cylênio Loureiro, disse que os soldados terão 15 dias de instrução. Eles assistirão aulas com noções básicas de direito.
Em dezembro, os soldados serão avaliados pela PM. Os que quiserem continuar na corporação deverão prestar concurso público. Os demais voltarão ao Exército.
Ainda deverão ser cedidos à PM mais 301 soldados do Exército, pois o acordo prevê a transferência de até mil militares.
Os transferidos têm que ter formação de infantaria e artilharia, justamente as atividades empregadas nas ocupações de favelas.
(ST)

Texto Anterior: Irmão de Negão indica sucessor
Próximo Texto: Molécula protege contra parkinsonismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.