São Paulo, quinta-feira, 26 de janeiro de 1995
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Falta de peças atrasa venda de 5 mil carros

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Mais de 5.000 carros incompletos ocupam hoje os pátios das fábricas da Volkswagen e da Ford. Por causa da falta de alguns componentes os veículos não podem ser entregues aos revendedores.
A rede de concessionárias também sofre com a falta de peças de reposição. No início da semana, a Caraigá, da rede Volks, não tinha em estoque amortecedores, frisos, capôs e capas de pára-choque.
"Para atender um cliente tivemos que comprar uma capa de pára-choque no mercado paralelo pagando o triplo do preço de tabela", diz Luiz Antonio Bochio, diretor da revenda.
Uma das causas da falta de autopeças na linha de montagem e nas oficinas das concessionárias é a queda-de-braço entre as montadoras e seus fornecedores.
Os fabricantes de autopeças querem reajuste de preços entre 12% e 15% para compensar aumento das matérias-primas e dos salários. As montadoras afirmam que não podem pagar mais sem elevar o preço final dos veículos.
"Desde o Plano Real até agora as matérias-primas subiram entre 15% e 25%, a mão-de-obra teve reajustes salariais de 40% e os nossos preços ficaram parados", diz Paulo Butori, presidente do Sindipeças (sindicato que reúne as indústrias de autopeças).
Segundo o Sindipeças, a Autolatina –que ainda representa a Ford e a Volks junto aos fornecedores– é a fábrica que tem mantido posição mais intransigente.
Somente terça-feira passada a montadora concordou em abrir discussões sobre índices de reajuste. Fiat, GM e Mercedes já deram aumentos entre 4% e 13%, considerados insuficientes pelos fornecedores.
A Autolatina é a mais atingida pela escassez de autopeças. Na fábrica da Volks, em Taubaté, existem mais de 2.000 Gol parados à espera de componentes. Na Ford, o total de veículos incompletos chega a 3.000, segundo concessionários.
Os revendedores da Ford já estudam a criação de uma empresa para comprar as autopeças diretamente dos fabricantes, sem a intermediação da montadora."Isso daria agilidade à rede e permitiria obter preços menores", afirma João Zarif, presidente da associação dos revendedores Ford.
Eufrasio Pereira Luiz Jr., da Eufrasio Veículos, revenda Ford, diz que 52% dos pedidos de peças feitos nas últimas semanas não foram atendidos pela fábrica por falta de estoque.

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